IMG_0168

Neste domingo resolvi tentar uma sobremesa nova, que encontrei em um livro de receitas da Rita Lobo. Amo as receitas dessa chef, especialmente do livro que tenho (Pitadas da Rita), pois são bem práticas e bem explicadas. Ótimas para quem não tem grande prática/conhecimento na cozinha!

E dessa vez, a sobremesa escolhida foi Ricota com Minipera Grelhada. Fiquei babando só de ver a foto no livro… Na hora fui até o Oba comprar os ingredientes, e fiz após o almoço. Leva de 20 a 30 minutos para preparar. Essa receita serve 4 pessoas. Ao final, farei minhas considerações sobre quantidades etc!

Ingredientes:

  • 400 g de ricota fresca
  • 4 miniperas
  • 3/4 xícara (chá) de açúcar
  • 3/4 xícara (chá) de água
  • manteiga para pincelar
  • folhas de manjericão para decorar

Modo de preparo:

  1. Prepare a calda: em uma panela, junte o açúcar e a água e misture com o dedo indicadora até dissolver (sim, com o dedo indicador, uma colher faz o açúcar subir pelas laterais da panela e, na hora de ir ao fogo, queima).
  2. Leve ao fogo médio e, quando começar a ferver, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até ficar cm a consistência de uma calda rala; desligue o fogo. (a calda tem que ficar com cor de caramelo)
  3. Numa tábua, corte a ricota em 4 rodelas de cerca de 3cm de espessura. Corte também as peras no sentido do comprimento, mantendo o cabinho.
  4. Leve ao fogo uma frigideira antiaderente e pincele com um pouco de manteiga. Coloque as peras cortadas e grelhe dos dois lados, por cerca de 4 minutos de cada lado ou até ficarem douradas.
  5. Coloque a fatia de ricota no centro e apoie duas metades da pera em cara prato. Regue com a calda e salpique as folhas de manjericão. Sirva em seguida.

+ Receita retirada do livro Pitadas da Rita

IMG_0962

Vamos lá, minha opinião sobre essa sobremesa:

  1. Amei! Fica simplesmente deliciosa. A ricota é bem neutra, então a calda dá o toque doce ideal. A pera assim grelhadinha fica uma delícia.
  2. Em relação às quantidades, embora seja uma sobremesa leve, achei muita coisa. E eu só tinha almoçado salada, hein? Acho que eu deixaria essa fatia de ricota um pouco mais fina, e colocaria somente uma metade da pera. 
  3. Sobre a calda, a receita é para 4 pessoas, e  embora eu tenha feito somente para mim e minha mãe, mantive a quantidade da calda. Fica gostoso de qualquer forma, porém, a calda (caramelo), endurece, então se ficar muito grossa, dificulta na hora de comer. Então de fato, se dividido em 4 pratos, teria ficado mais fininha. De qualquer forma, fica a dica: não deixar a calda muito grossa!
  4. É uma opção excelente de sobremesa para servir, tanto em um almoço simples em casa, quanto para uma ocasião mais especial, pois é fácil e rápida de ser feita, e o custo é baixo!

Espero que goste!

Con amore,

Valentina Rampini